A noite sempre foi palco preferencial para lendas e histórias assustadoras. As criaturas que nela vagueiam ainda hoje permanecem, aos nossos olhos, envoltas numa névoa de temor e mistério. Tememos irracionalmente o piar do mocho ou o silvar da coruja-das-torres, sobressaltamo-nos instintivamente com o repentino e silencioso bater de asas do morcego, enojamo-nos com a rastejante salamandra...
Até as borboletas, cujas versões diurnas nos deliciam com as suas cores e delicadeza, ganham uma conotação negativa quando vivem a coberto das trevas. "Traças", chamam-lhes alguns, com um esgar de desprezo.
Mariposa (Lythria sanguinaria) Lagoa de Albufeira, Sesimbra (19-05-2020)
Na verdade, o nome mais correcto a atribuir a estas borboletas noctívagas é o de "mariposas". A designação de "traças" deriva das espécies cujas larvas se alimentam do tecido das nossas roupas... mas, em Portugal, são pouquíssimas as espécies em que isto acontece (talvez meia dúzia), ao passo que as restantes borboletas nocturnas compreendem cerca de 2600 espécies. Ainda assim, provavelmente a sua má reputação deriva do facto de serem bichos pouco coloridos e de aspecto mais soturno, não é?
Mariposa (Acontia lucida) Seixal (03-06-2020)Mariposa (Cleta ramosaria) Cabo Espichel, Sesimbra (19-05-2020)Sangrenta-da-tasna (Tyria jacobaeae) Cercal do Alentejo (17-05-2020)Mariposa (Opisthograptis luteolata) Oliveira de Azeméis (13-09-2019)Mariposa-estriada (Spiris striata) Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena, Sesimbra (21-08-2019)Mariposa-pluma (Crombrugghia laetus) Mata dos Medos, Almada (13-07-2019)
Não, nem por isso. As mariposas são tão ou mais coloridas do que as borboletas diurnas e são muito mais diversas no seu formato. De facto, entre cores pastel e outras mais garridas, estes animais surpreendem pela fantástica variedade de fenótipos que apresentam.
Talvez como meio de camuflagem, talvez com outro propósito evolucionário que escapa aos meus conhecimentos, a verdade é que esta multiplicidade de formas deu origem a animais lindíssimos que merecem ser observados com atenção.
Mariposa (Euchromius sp.) Pancas, Benavente (28-07-2020)Mariposa (Alucita grammodactyla) Lagoa de Albufeira (19-05-2020)Mariposa (Rhodometra sacraria) Seixal (24-04-2020)Mariposa (Coscinia chrysocephala) Seixal (23-04-2020)Mariposa (Gymnoscelis rufifasciata) Oliveira de Azeméis (14-09-2019)Mariposa (Scopula imitaria) Oliveira de Azeméis (13-09-2019)Mariposa (Cyclophora linearia) Oliveira de Azeméis (13-09-2019)Mariposa (Dysgonia algira) Oliveira de Azeméis (13-09-2019)Processionária-do-pinheiro (Thaumetopoea pityocampa) Seixal (01-09-2019)Mariposa (Itame vincularia) Quinta do Texugo, Almada (25-08-2019)Mariposa (Mormo maura) Cercal do Alentejo (11-08-2019)Mariposa (Timandra comae) Cercal do Alentejo (11-08-2019)Mariposa-Cigana (Lymantria dispar) Mata da Machada, Barreiro (13-07-2019)Mariposa (Zygaena trifolii) Zambujeira do Mar, Odemira (01-06-2019)Mariposa (Zygaena lavandulae) V.N. Milfontes (19-04-2019)Mariposa (Macrothylacia digramma) Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena, Sesimbra (13-04-2019)Mariposa (Eupithecia centaureata) Seixal (11-04-2020)Mariposa (Menophra abruptaria) Oliveira de Azeméis (14-09-2019)
Até as suas lagartas são geralmente vistosas e extravagantes, embora algumas sejam tóxicas e perigosas para Homem e animais.
Mariposa-dos-sargaços (Psilogaster loti) Peninha, Sintra (29-09-2020)Mariposa (Ethmia bipunctella) Serra do Louro, Palmela (30-06-2020)Processionária-do-pinheiro (Thaumetopoea pityocampa) Quinta do Texugo (16-02-2020)Processionária-do-pinheiro (Thaumetopoea pityocampa) Herdade da Aroeira, Almada (02-02-2020)
Pela sua ajuda no controlo de algumas plantas, pela sua contribuição para as cadeias tróficas, pelo seu importante lugar nos ecossistemas, pela sua beleza, estes pequenos bichos nocturnos merecem ser protegidos, acarinhados e apreciados. Afinal de contas, a noite não esconde apenas mistérios sombrios...
Olá! Gostei muito de ler e aprender. Sempre apreciei borboletas e mariposas, pelas cores e pelo refinado desenho e aspeto das suas asas. Há uns anos encontrei numa couve um lagarto grande e castanho, como era costume para os meus filhos verem a transformação das borboletas, guardei-a num frasco até virar crisálida. Uma bela noite apareceu na sala, e louca com a luz do candeeiro, uma enorme e bela mariposa castanha escura com desenhos doirados, linda, linda. Nunca vi nada assim, fiquei com pena de não a fotografar, pois ela voou logo pela janela. A bicharada não para de nos surpreender! Tudo de bom. Bjs
o meu pc ontem decidiu não carregar as fotos deste post, por isso só consegui ler o texto mas não vi as fofinhas. estou a ver agora!
vou contar-te um segredo, mas não contes a ninguém (): sempre tive medo de borboletas! não há muito tempo pisei uma. ela estava pousada no chão e eu não a vi. quando percebi, senti-me muito mal - eu sinto-me sempre muito mal. a partir desse dia, ver uma borboleta é uma alegria para mim. gosto de as ver voar ou paradas, acho-as lindas! à noite costumo encontrar o que agora sei que é uma mariposa. costuma estar do lado de fora da janela da cozinha. gosto de lhe tocar do lado de dentro da janela, talvez por saber que dificilmente teria coragem de tocar numa a sério!
essa mariposa "zygaena trifolii" parece uma joaninha! que gira! e a outra ("zygaena lavandulae") é maravilhosa . a processionária do pinheiro parece que tem pêlo
Se lhes tocares nas asas, vais ficar com um "pozinho" nos dedos. As asas delas são compostas por escamas e o pó são as escamas que se soltam. Algumas, como as Zygaenas são mesmo muito bonitas, tal como algumas lagartas. Mas cuidado com as processionárias, os tais pelos contêm uma substância que causa urticária e chega mesmo a fazer necrose dos tecidos moles e mucosas. Há por aqui fotos de borboletas diurnas tb, pesquisa a tag "borboletas", se quiseres.
é um medo ridículo, eu sei *facepalm*, nem eu própria me defendo nesta
um pozinho? que bizarro. mas parece pêlo! (ainda bem que não é, isso sim seria bizarro )
fiquei particularmente encantada com estas duas mas não tenho boas experiências com lagartas as processionárias são as tais com que se deve ter cuidado a passear os canitos? vejo sempre muitos alertas sobre isso...
As asas largam um pó (escamas), as lagartas têm pêlo. Bizarrias da Natureza. Mas ela sabe o que faz... Sim, as processionárias são essas mesmo... O meu já esteve bastante mal por causa disso. Mas recuperou. Nem todos têm essa sorte.
O medo é por definição, irracional. Não há razão para gozar com essas situações. Mas... podemos brincar. (não é bem a mesma coisa)
sim, ela sabe o que faz. e faz tudo na perfeição, eu acho! parece que tudo se liga entre si é, sabia que esse nome não me era estranho. ainda bem que o teu canito recuperou... que bom!
goza à vontade, eu deixo! não serias o primeiro borboletas são aparentemente inofensivas, nem eu sei o motivo pelo qual tenho tanto receio delas. tenho outros medos também estranhos, mas um pouco mais "normais" dentro do possível
Todos temos medos parvos... Ou melhor, que alguém considera parvos. Na verdade, nenhum o é. E sim, na natureza tudo tem o seu lugar, a sua função. Menos nós... Saímos fora do esquema natural das coisas há muito tempo, infelizmente...
Mesmo. A quantidade de lixo que vejo... As atitudes de algumas pessoas perante os animais que, ao tentar sobreviver, se aproveitam das suas culturas, pecuárias, hobbies... É surreal.
Embora não seja justificação válida, o medo é compreensível... Combate-se com conhecimento, é um pouco o que tento fazer aqui nesta xafarica. Agora há situações que me deixam absolutamente siderado... Algo que me tenho apercebido nos últimos tempos e que jamais teria pensado. Um exemplo: os columbófilos. São, genericamente pessoas execráveis, no que respeita à sua forma de encarar a natureza. Indo um bocadinho mais longe e perdoa o meu latim, são autênticos montes de merda. Querem ter os seus pombos para poder fazer as suas absurdas corridas e, por isso têm um ódio visceral a aves de rapina, porque lhes comem alguns pombos... Portanto, só não matam algumas das aves mais protegidas do mundo, se não puderem. Claro que isto é uma generalização injusta para aqueles que não pensam assim, presumo que existam alguns... Mas é algo em que eu nunca teria pensado... Felizmente que existe Facebook, essa fantástica plataforma onde cada acéfalo pode gritar bem alto e mostrar a todo o mundo o vazio que é a sua caixa craniana. E como os columbófilos há outros grupos de gente tão fechada em volta do seu umbigo, que não percebem que, ao destruir a natureza pq entra em choque com os seus objectivos mesquinhos, estão a destruir o suporte de toda a vida... Incluindo a deles próprios. É surreal perceber isto... Perceber a escala a que isto acontece...
desconhecia esse termo "columbófilos", mas sei dessas corridas porque já ouvi falar por alto. só não tinha pensado que eliminavam as aves de rapina por lhes comerem os pombos. atroz. não sei se é verdade pois não pesquisei sobre isso, mas disseram-me que os guardas florestais também eliminam raposas para "proteger" as lebres. ou vá, "equilibrar a fauna". lá está, não sei se é real... mas estou curiosa! há quem ache que não faz mal fazer uma maldade, porque é "apenas uma"... mas se todos nós fizermos "apenas uma"...
Os columbófilos são um exemplo. Não quero fazer deles os anti-cristos (lol), porque há muito mais pessoas e "grupos" a cometer atrocidades semelhantes. É um problema profundo, sistémico e grave. Caçadores, agricultores, piscicultores, pastores, até fotógrafos... até alguns observadores de aves... há muita gente que, ao pensar apenas em si e nos seus objectivos, causa problemas ao meio natural no qual se inserem. Às vezes problemas graves. Às vezes, irreparáveis. Se, no caso dos hobbies é, para mim, idesculpável, algumas destas pessoas vêm o seu modo de vida e a sua subsistência ameaçados. Consigo compreender esses, entendo que a nível governamental é preciso encontrar um equilíbrio, uma forma de compensar estas pessoas pelas perdas devidas a lobos, linces, rapinas... Isso que falas não é feito por "guardas florestais", é feito por zonas de caça privadas. A eliminação de predadores está muito muito longe de ser uma forma eficiente de aumentar as populações de presas. A natureza é dinâmica, equilibra-se... os predadores caçam primariamente os elementos fracos e doentes de uma população. Isso leva a que essa população seja mais saudável e cresça em números. Depois, os predadores aumentam também, até acontecer um equilíbrio. A areia nessa engrenagem somos nós... caçamos a mais, queremos todas as presas para nós, para nossa diversão, não para nossa sobrevivência. Matamos predadores... animais que não vamos comer... isso tira-me do sério. Eu não sou contra a caça (até venho de uma família de caçadores e tenho licença), mas sou contra a forma como é estruturada por cá.
Sim, "apenas uma maldade"... muitas dessas causam estragos a sério.
acho que o grande problema é o exagero. é a forma como as pessoas são exageradas no que fazem e não sabem quando parar. nós estamos cá de passagem como tudo o que nos rodeia, não somos o centro do mundo. perigosos são os que se acham donos disto tudo. esta conversa surgiu na noite de natal, e disseram mesmo que eram os guardas florestais, o que confesso que me deixou de olho ligeiramente arregalados pois na minha percepção (e eu nada entendo, mas gosto de usar a lógica), não era a tarefa que eu atribuiria a um guarda florestal. ou então sempre fui mal informada. não concordo com a eliminação de predadores nem de presas, porque como dizes e bem, algumas vezes é para divertimento e não para sobrevivência. mas sei lá, pouco entendo! teria de estudar muito para falar sobre o tema...
Há muitos mitos, muita desinformação sobre estas coisas. Por ex, no campo há muita gente que acredita que os "ambientalistas" andam a libertar predadores, águias, raposas e afins. Então, além do ódio aos predadores, cultivam um ódio aos "ambientalistas"... Isto quando a maior parte das pessoas não faz ideia sequer do que é um ambientalista, nem muito menos se deu sequer ao trabalho de ouvir e tentar compreender os argumentos científicos das pessoas que estudam a natureza. Ainda há um analfabetismo funcional muito grande neste país... E podemos constatar isso todos os dias, basta entrar no Facebook...
e há quem, por falta de opção, apenas "aprenda" através do Facebook, com os tais "sabem tudo" que se for preciso não sabem nada. mas isso são temas importantes que podiam ter mais força nas escolas, por exemplo... acho que há temas que não se deviam estudar porque se gosta, mas sim porque são importantes
Coisa que não existe nos dias de hoje é "falta de opção". Temos toda a informação disponível, basta o esforço de a procurar. Mas escolhemos a informação de consumo rápido, em facebooks e afins. Não verificamos fontes, vamos na onda, a reboque de modas... A única coisa que temos mesmo falta é de uma cultura de espírito crítico e científico. Muitos dos professores têm os mesmo preconceitos da sociedade onde estão inseridos, sofrem dos mesmos males que as restantes pessoas. A educação ambiental ainda está a dar os primeiros passos por cá...
não sei... acho que a informação, quando não é obrigatória, não chega a todos. seja agora ou há vinte anos. claro que hoje estamos sempre a um clique de obter informação, mas muitas vezes é errada. e há quem simplesmente não a saiba procurar. por isso é que acho que há temas sérios que deviam ser obrigatórios! a forma como ensinam, seja que tema for, enoja-me. mas nestes temas mais polémicos, enoja-me ainda mais. porque não se ensina para pensar, ensina-se para obedecer ao que já está estipulado... e isso é errado
Mais ou menos. Para poderes pensar e perceber as coisas para além do que está "estipulado", primeiro precisas de compreender o que já existe. Tens que partir de uma premissa, para depois conseguires desenvolver (muita atenção, uma premissa é bastante diferente de um dogma). Depois, sim, devem ajudar-te a desenvolver o espírito crítico. isto para que não aconteça o que se vê muito hoje em dia, pessoas a contestarem coisas sobre as quais nada sabem, nem procuram saber... contestam um sistema que não conhecem nem compreendem, muitas vezes com base em teorias mirabolantes que não fazem a menor ideia de onde vêm, mas que "comem" só porque não vêm do sistema... isso não é ser revolucionário, é ser idiota. Tudo pode ser melhorado, é esse o princípio da ciência. Podemos sempre compreender mais, se abordarmos os assuntos por ângulos novos, com método. Contestar só porque sim, sem acrescentar nada com base em novos factos é só... parvo. Uma das coisas que, sem dúvida, pode e deve ser melhorado é o sistema de ensino e a formação dos docentes. Ainda assim isto não iliba as pessoas de responsabilidades quando acedem à informação que existe na net. Tens cabeça, tens um tico e um teco lá dentro... se aquele pedaço de informação te interessa, procura as bases de tudo: os factos nos qual se apoia. Procura outras visões para além daquela que está à tua frente, sejam elas complementares ou opostas. Mais uma vez verifica as fontes da informação, os factos por trás daquilo que lês. Problema: isto dá trabalho, é cansativo e às vezes inglório. Já não estamos habituados... Vivemos numa sociedade que dá prioridade ao consumo rápido... a culpa é também nossa, nós somos a sociedade.